Blog

Como fazer o bebê não chorar na cadeirinha? Dicas eficientes!

Para você que tinha dúvida a respeito de como fazer o bebê não chorar na cadeirinha do carro, nós vamos te mostrar que é possível reverter essa situação.

Até porque, seja pelo desconforto da separação ou pela falta de costume, é muito comum que a maioria das crianças venham a estranhar ficar na cadeirinha no começo.

No entanto, a cadeirinha é um item de extrema necessidade durante a condução, onde não existe uma possibilidade de locomoção sem o acessório de segurança.

Portanto, diante disso, mostraremos a seguir algumas dicas principais como fazer o bebê não chorar na cadeirinha do carro e começar a se sentir mais confortável em usar o acessório.

Como fazer o bebê e a criança se acostumar com a cadeirinha ou o bebê conforto do automóvel? 

Mostre que é seguro

Primeiramente, muitos bebês acabam chorando quando colocados na cadeirinha por não acharem o acessório seguro e por não estarem no seu cotidiano.

Dessa forma, uma grande opção para tornar isso algo mais comum é mostrar para o bebê que tudo aquilo é seguro.

Nos primeiros usos, sente perto do bebê enquanto ele estiver na cadeirinha, buscando se mostrar tranquilo e confortável ao estar naquele local.

Colocá-lo na cadeirinha fora do carro também pode ajudar a que ele comece a associar aquilo como algo comum e seguro.

Diminua a quantidade de roupas

Você sabia que boa parte dos bebês ficam incomodados não pelo acessório, mas sim pela alta temperatura?

Dependendo do local onde a cadeirinha fique, a circulação de ar pode ser menor, e muitas roupas sob o bebê vão deixá-lo irritado facilmente.

Nesse sentido, durante os percursos, principalmente em cidades quentes, diminua a quantidade de roupas do bebê, procurando deixá-lo à vontade.

Instale um espelho no carro

Uma das grandes coisas de como fazer o bebê não chorar na cadeirinha do carro é instalando um espelho grande ou auxiliar no carro, permitindo que ele possa lhe ver durante a condução.

Isso vai ajudar eles a se sentirem mais confortáveis e seguros, ajudando em situações onde o maior problema é o desconforto da separação.

Procure entreter a criança

Entreter a criança durante o percurso é uma grande alternativa para que ela não choque e que a viagem se torne mais confortável.

Nesse sentido, procure sempre andar com brinquedos, fazer brincadeiras, oferecer algum entretenimento e dentre outros, pois isso ajudará a deixar o bebê mais confortável.

Som do carro pode ajudar

Se você colocar uma música muito agitada, certamente irá agitar também o bebê, e isso pode colaborar a choros e desconfortos.

Dessa forma, durante o percurso, use o som do carro ao seu favor, procurando colocar músicas calmas ou até mesmo infantis, pois isso ajudará a deixar o bebê mais calmo.

Lembrando também que acima do som do carro, a voz da mãe também é um forte calmante, onde vale a pena durante o percurso procurar interagir com a criança para deixá-la confortável.

O ruído branco também costuma ser muito eficiente para deixar crianças e bebês mais tranquilos.

Evite viagens longas

Até que o bebê consiga realmente se acostumar com a cadeirinha e também o ambiente, é essencial que você evite viagens muito longas.

Isso porque, mesmo que o ambiente ali criado seja muito confortável, vai chegar uma hora que ela ficará entediada ou até mesmo cansada, sendo essencial uma parada para descansar.

Ficar em ambientes fechados por muito tempo ajuda a deixar bebês e crianças estressadas com mais facilidade. Esse é um dos grandes “macetes” de como fazer o bebê não chorar na cadeirinha do carro.

Não esqueça da alimentação

Assim como os adultos, os bebês também vão sentir fome durante o percurso, sendo essencial paradas para alimentação, como amamentação.

Passar do horário correto pode deixar o bebê bastante estressado.

Seja compreensível

Por fim, mas não menos importante, procure sempre ser compreensível durante o percurso, entendendo o lado da criança, que não está acostumada com aquele tipo de situação.

Procure manter a calma e sempre buscar alternativas que ajude a deixar o ambiente mais confortável e tranquilo.

O que fazer quando a criança não quer usar o bebê conforto?

Experiências negativas geralmente estão ligadas ao desconforto da criança em usar o bebê conforto.

O primeiro passo é acostumar o bebê desde cedo a usar o dispositivo de retenção, além de proteger a vida dele, é obrigatório e o não uso é passível de multa.

O que é regra sempre é usar e abusar da criatividade

Use brincadeiras para diverti-lo e tirar o foco de algo que parece ruim para ele, fazendo isso, você conseguirá ressignificar o andar de carro, vai ser divertido para toda a família.

Pratique a empatia

Quando o neném está na fase de andar de carro com o bebê virado para o banco, a sensação que ele tem é de abandono e insegurança, por isso, sempre que puder, leve um adulto do seu lado, ou se for andar sozinho, compre um espelho para instalar no banco traseiro, assim o bebê se sentirá mais seguro.

Confira essas super dicas do que fazer para deixar o bebê calmo no carro!

Conclusão

Fazer o bebê não chorar na cadeirinha do automóvel pode ser um desafio para muitos, mas confirmamos que não é algo impossível, desde que você siga os passos corretos.

Portanto, coloque agora mesmo em prática as dicas citadas acima e deixe a sua viagem algo mais prazeroso e tranquilo!

Letícia Gonçalves Correia

Sou engenheira mecânica, mãe e dedico muitas horas estudando sobre tecnologias de segurança automotiva. Já trabalhei em fábricas de dispositivos de retenção de crianças, por isso me especializei profundamente no assunto. Hoje sou consultora técnica no blog e redatora profissional, escrevo em diversos blogs infantis.
Botão Voltar ao topo