Blog

Como usar a cadeirinha de bebê?

Você sabe como usar a cadeirinha de carro da maneira certa? Essa pergunta resultou em uma cartilha que orienta sobre os tipos de cadeirinha e a maneira correta de fixá-las no veículo, conforme a idade da criança. O uso correto da cadeirinha deve ser seguido à risca para garantir a segurança da criança em transporte veicular.

Para facilitar o entendimento de como usar o dispositivo de segurança, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) criaram uma cartilha que auxilia os responsáveis e serve como um guia de como utilizar a cadeirinha da forma correta.

No Brasil, os acidentes de trânsito ainda são a principal causa de morte infantil entre 5 e 14 anos. De acordo com os especialistas, o uso da cadeirinha reduz em até 71% o risco de fatalidades de crianças no trânsito.

Lugar de criança no carro, é no banco de trás!

Estudos mostram que crianças que são transportadas no banco traseiro possuem um risco menor de sofrer ferimentos ou morte em caso de acidente de carro, em comparação com aquelas que são transportadas no banco da frente. As crianças que estão no banco traseiro também possuem maior probabilidade de sobrevivência em caso de acidente. E quando utilizam a cadeirinha apropriada, o risco de morte será o menor possível no caso de acidentes fatais.

Use o dispositivo de retenção apropriado à idade e ao peso da criança! 

Os dispositivos de retenção são separados em por faixa de idade. Veja como escolher o correto!

Cadeirinha do carro: Pela lei tem que ser assim!

Essa é a forma correta de usar a cadeirinha!

Bebê conforto – Usado por bebês de 0 a 1 ano de idade;

O assento precisa ser do tipo concha. Deve usar esse tipo de dispositivo enquanto a criança não consegue sentar e manter o equilíbrio da cabeça.

Afinal, a instalação deverá ser feita de frente ou de costas?

A instalação deve ser feita com uma leve inclinação, no banco traseiro central de preferência, de costa para o movimento do veículo (virado em direção ao banco traseiro).

Assista e veja na prática como instalar o bebê conforto no veículo:

Cadeirinha – Usado por crianças de 1 aos 4 anos de idade

Usa-se a cadeirinha quando a criança completar 1 ano, com peso superior a 13kg, e tiver o controle do pescoço e da cabeça. Apesar de existirem cadeirinhas que são de 0 a 36kg, é recomendado seu uso a partir de 1 ano.

Assista:

Assento de elevação (ou booster) – Crianças de 4 até 7 anos e meio de idade com menos de 1,45m de altura

Veja como instalar o assento e as dicas relacionadas ao cinto: 

Cinto de segurança – Com idade superior a 7 anos e meio e que tenha mais que 1,45m de altura

Saiba mais sobre a nova lei da cadeirinha, promulgada em abril de 2021.

Grupos de Massa – Parâmetro usado pelo INMETRO e utilizada na cartilha:

  • Grupo 0: até 10 kg, altura aproximada de 0,72 m até 9 meses de idade 
  • Grupo 0+: até 13 kg, altura aproximada 0,80 m, até 12 meses de idade 
  • Grupo I: de 9 kg a 18 kg, altura aproximada 1,00 m, até 32 meses de idade 
  • Grupo II: de 15 kg a 25 kg, altura aproximada 1,15 m, até 60 meses de idade 
  • Grupo III: de 22 kg a 36 kg, altura aproximada 1,30 m, até 90 meses de idade

Onde posso acessar a cartilha com as orientações de uso da cadeirinha?

A cartilha criada pela Abramet, CFM e SBP, que orienta sobre o uso da cadeirinha está disponível nesta url: https://www.flip3d.com.br/pub/cfm/index9/?numero=30&edicao=4691#page/1

Para mais informações, acesse o site oficial da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego!

Tome esses cuidados na hora de comprar a cadeirinha ideal:

Compre uma cadeirinha do tamanho correto: Muitos pais optam pela economia, e por mais que a saúde financeira da família seja importante, é um erro desprezar o conforto e a segurança do seu filho. Opte sempre pela qualidade, a vida da criança não tem preço! 

Outra coisa que é comum, é as pessoas quererem usar o mesmo modelo sempre, de recém-nascido até os sete anos e meio. Cada tipo de dispositivo atende uma idade e peso, por isso eles são divididos em bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação. Verifique sempre o manual do fabricante, lá consta até quanto o modelo suporta em quilos.

Basicamente você terá que:

  • Usar o dispositivo adequado de acordo com a idade e peso da criança;
  • Verificar a existência do SELO DO INMETRO;
  • Verificar o espaço disponível no veículo e o tamanho da cadeirinha a ser comprada;

Por mais que existam modelos de 0 a 36kg, esse tipo de modelo protege melhor crianças a partir de 1 ano. Veja a avaliação dos modelos mais seguros de cadeirinha!

Perguntas Frequentes

Qual é o lugar mais seguro no veículo para levar o bebê ou a criança?

Quando o veículo dispõe de cinto de segurança de três pontos no centro do banco traseiro, deve instalar a cadeirinha neste local. Este é o lugar mais seguro do veículo. Quando não há cinto de três pontos no meio do banco traseiro, não há distinção entre os lados.
Estudos apontam que em caso de colisão, crianças transportadas no centro do banco traseiro possuem até 24% menos risco de morte, em comparação às que são transportadas nas laterais do banco traseiro.

Até quando a mãe deve ir no banco de trás com o bebê?

Referente ao quesito segurança no trânsito, o recém-nascido poderá ir sozinho no banco traseiro desde que esteja em seu bebê conforto, devidamente instalado da maneira correta. E para que o motorista possa visualizar o bebê enquanto dirige, é possível comprar um espelho côncavo, vendido como acessório nas lojas de bebês, que é instalado no encosto da cabeça no banco em que o bebê irá ficar.
No quesito emocional, bebês muitas vezes engasgam, sentem-se desprotegidos e necessitam de cuidados extras. Existe também o risco da asfixia postural, por isso, pelo menos na fase em que o bebê ainda está virado para trás, se puder, mantenha um adulto ao seu lado, isso trará maior conforto ao bebê e aos pais.

Quanto tempo o bebê pode ficar longe da mãe?

O vínculo entre a mãe e o bebê é muito grande, afinal, o bebê ficou 9 meses em seu útero. O ideal é que pelo menos nos primeiros dias, para o conforto do bebê, a mãe se mantenha sempre o mais próxima que puder.

Como faço para proteger a cabeça do bebê na cadeirinha?

Basta usar um apoio de cabeça próprio para a marca da sua cadeirinha, ou genérica caso não tenha da marca. O protetor ajuda a segurar na posição correta a cabeça da criança, principalmente quando ela está dormindo.

Conclusão

Os números de acidentes de trânsito no Brasil são elevadíssimos, e usar um dispositivo de retenção de criança é a única forma de proteger seu filho. Não abra mão da segurança, a maioria dos acidentes de grande gravidade envolvendo crianças, ocorrem perto da casa da vítima, por isso não faça concessões, SEMPRE USE CADEIRINHA!
Para se ter ideia, em 2020, acidentes de trânsito foram a terceira maior causa de internação hospitalar de crianças no Brasil [ fonte ]. A primeira causa foram quedas e a segunda, queimadura. O trânsito é o maior causador de óbitos em crianças de 1 a 14 anos.

Renan Santos Alves

Sou engenheiro de segurança do trabalho e redator profissional em diversos portais. Como minha profissão é garantir a segurança das pessoas ao meu redor, fui convidado a participar do blog. Estudei muito sobre cadeirinhas de bebê para carros, virei um especialista no assunto. Minha missão é garantir as melhores análises.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo