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Como são feitos os testes de impacto nas cadeirinhas?

Se você está se perguntando como são feitos os testes de impactos nas cadeiras e como esse item indispensável para condução de crianças em um veículo é seguro, nesse conteúdo te mostraremos todos os detalhes.

Até porque, para que uma determinada cadeirinha seja liberada para venda e uso, diversos critérios importantes são levados em consideração, a fim de garantir a segurança dos pequenos durante o uso.

Entenda a seguir os principais detalhes e como todos esses testes são de extrema importância.

Metodologia para fazer os testes de impacto em dispositivos de retenção

Desde 2008, se tornou obrigatório que todas as empresas fabricantes do equipamento de retenção aqui no Brasil submetam o seu equipamento à certificação compulsória do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O teste realizado a partir do Inmetro tem como foco verificar e minimizar ao máximo os riscos às crianças em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo durante o uso.

Para realização do teste, são realizados alguns ensaios e pontos específicos durante o teste, como:

Instalação seguro o manual

Primeiramente, a cadeirinha é instalada no veículo de teste conforme as instruções fornecidas pelo consumidor, a fim de que eles não sejam induzidos ao erro, conforme estabelecido pelo art. 31 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Instalação dos bonecos de teste

São instalados nas cadeirinhas, os bonecos de testes, esses que possuem peso, altura, pontos frágeis e articulações, simulando ao máximo uma criança no local.

Além disso, podem ser instalados no boneco sensores e alguns dispositivos para medir resultados após a realização dos testes.

Testes frontais e laterais

Após a instalação, os ensaios e simulações são realizadas, todas essas inclusive conforme prevista na norma de homologação.

Aqui no país, os testes geralmente são feitos a 65 km/h.

No caso dos testes laterais, a simulação é realizada a 25 km/h, com o choque especialmente na zona onde o equipamento está instalado.

Avaliação dos resultados

Depois da realização dos testes de impactos nas cadeirinhas, os especialistas irão avaliar os resultados, verificando o risco na utilização, o nível da segurança, facilidade no uso e muitos outros quesitos.

Além disso, vale citar que nesse momento até mesmo quesitos de visibilidade da criança durante o uso ou até mesmo a facilidade de limpeza daquele dispositivo são avaliadas.

Por fim, somente após a avaliação é que o Inmetro faz a liberação do dispositivo ou não como uma opção segura para uso.

Como são feitos os testes de colisão para assentos fora do Brasil?

Se você tem dúvida sobre como são feitos os testes de impactos nas cadeirinhas fora do Brasil, saiba que o processo é até um pouco semelhante com o nosso.

Nesse caso, o teste de colisão,  também conhecido como teste dinâmico, é realizado considerando a aceleração e desaceleração bruta do carro devido a uma colisão frontal. 

Para maioria das simulações, o teste é realizado a 30 mph (48 km/h). Lembrando que, a legislação pode variar conforme o país.

Cada país possui a sua agência reguladora, como a nossa do Inmetro aqui no país, essa que fará o teste e regulação dos equipamentos para venda e uso seguro. Nos Estados Unidos, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária), traz as normas FMVSS 213 que regem o uso da cadeirinha, por exemplo.

Lembrando também que diversos critérios são levados em consideração, sendo realizado testes laterais e muitos outros antes da liberação do produto.

O que são os crash tests automotivos?

Além de entender como são feitos os testes de impactos nas cadeirinhas, vale muito a pena conhecer o que são os crash testes automotivos, especialmente porque eles fazem parte da segurança do veículo.

Os crash tests automotivos são testes realizados por empresas especialistas, que visam avaliar a capacidade de segurança dos veículos e o risco para os ocupantes em caso de colisões.

Esses testes são realizados em locais controlados, onde são utilizados no interior bonecos de prova, chamados de dummies, esses que simulam seres humanos, possuindo textura, fluidos, densidade e outros semelhantes a um humano.

Os testes geralmente são feitos em impacto frontal em um veículo a 64 km/h, que colidiu em uma barreira fixa, atingindo cerca de 40% da parte frontal.

Aqui no Brasil, os testes são realizados pelo LatinNCAP, instituição que fica responsável por realizar essa avaliação nos carros da América latina.

Ao final do teste, são dadas estrelas conforme o nível de danos à estrutura do veículo e o nível de lesões causadas nos ocupantes. O significado das estrelas são:

0 estrelasLesões graves, danos severos ao veículo e até morte dos ocupantes
1 estrelaLesões graves ou muito graves
2 estrelasLesões sérias a graves
3 estrelasLesões leves ou médias. Podem haver lesões graves em algumas partes do corpo.
4 estrelasLesões leves com pequenas escoriações e marcas de retenção feitas pelo cinto
5 estrelasLesões leves ou sem lesões. Geralmente, ocupantes podem sair andando do veículo.

O que diz a lei da cadeirinha?

Entrando em vigor no país no ano de 2008, a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê todos os detalhes referentes à “lei da cadeirinha”, essa que prevê todas as regras e legislação sobre o uso do acessório.

Hoje, o uso da cadeirinha é considerado item obrigatório no veículo, onde a legislação prevê que até 7,5 anos, as crianças devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

O tipo do equipamento correto vai variar conforme a idade da criança, sendo citado na legislação da seguinte forma:

  • Crianças de 0 a 1 ano: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção do tipo “bebê conforto”;
  • Crianças de 1 a 4 anos: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “cadeirinha”;
  • Crianças de 4 a 7 anos e meio: devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção chamado “assento de elevação”;

Acima dos sete anos e meio, as crianças já podem ser transportadas no veículo sem a necessidade do equipamento de retenção, porém, até os 10 anos, obrigatoriamente no banco traseiro e com cinto de segurança.

Penalidade do não uso da cadeirinha

Segundo a lei da cadeirinha, atualmente em vigor na legislação brasileira, a multa para os motoristas que não utilizarem o dispositivo correto de retenção é do tipo gravíssima, possuindo uma multa de R$ 293,47 mais a perda de 7 pontos na CNH.

Lembrando que a multa pode variar conforme inclusive a reincidência do acontecimento dentro de um ano ou até em casos mais complexos.

Conclusão

Entender como são feitos os testes de impactos nas cadeirinhas é um passo muito importante para saber como adquirir produtos de qualidade e segurança.

Por esse motivo, tanto em equipamentos de segurança, como veículos, leve sempre em consideração os testes de segurança, esses que podem garantir um uso seguro do produto.

Renan Santos Alves

Sou engenheiro de segurança do trabalho e redator profissional em diversos portais. Como minha profissão é garantir a segurança das pessoas ao meu redor, fui convidado a participar do blog. Estudei muito sobre cadeirinhas de bebê para carros, virei um especialista no assunto. Minha missão é garantir as melhores análises.
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