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História da Cadeirinha – Desde a origem até os dias de hoje

Não podemos negar que as cadeirinhas se tornaram itens de segurança indispensáveis para proteção e conforto das crianças durante o transporte em veículos. No entanto, você tem uma noção por trás da história das cadeirinhas?

Acredite, até chegar no modelo de cadeirinha hoje, com todo conforto, tecnologia e segurança que conhecemos, elas precisaram passar por um longo processo de evolução.

Por fim, para entender mais a fundo, veja a seguir tudo sobre a história das cadeirinhas, entendendo a origem e evolução dela durante os anos até chegar no modelo que conhecemos.

1930 – o primeiro protótipo

Primeiramente, pelo que se tem registrado, podemos dizer que oficialmente o primeiro protótipo da cadeirinha de criança veio a surgir no ano de 1930.

Você precisa saber que nesse ano o modelo teve sua apresentação apenas como um conceito de segurança para transporte de crianças, sendo um teste para o novo mercado.

1933 – A primeira cadeirinha

Crédito das fotos: Worthpoint

Em 1933 surge a primeira cadeirinha de bebê de forma oficial produzida e criada pela Bunny Bear Company, que tinha como foco principal trazer mais conforto para os pequenos durante a sua locomoção dentro do veículo.

Na época, você poderia notar que a cadeirinha era apoiada no banco dianteiro do carro, encaixado por duas barras que se ligavam à parte traseira.

1960 – Cadeirinhas chegam nos EUA e Inglaterra

Um ponto muito importante na história das cadeirinhas e que foi de muita importância para até mesmo chegar ao mercado brasileiro, foi a chegada da cadeirinha nos EUA e Inglaterra.

Elas chegaram separadamente em seus países através do americano Leonard Rivkin e o inglês Jean Ames.

Por fim, ambas se tornaram um destaque, principalmente considerando que era algo ainda não visto na época.

1964 – Cadeirinha de costas

Na fotografia, Bertil Aldman e seu protótipo. Crédito da foto: Welectric

Em 1964, foi testado o protótipo de cadeira de costas, desenvolvido por Bertil Aldman, médico e professor em segurança rodoviária na Universidade Tecnológica de Chalmers.

Na época a montadora Volvo investiu no experimento, inclusive, sendo esse realizado pela primeira vez em um carro modelo PV544 da marca.

1967: Primeira cadeirinha comercializada para clientes

Até então, todas as cadeirinhas ainda não tinham sido vendidas para fins comerciais, com foco apenas em testes e protótipos. Foi só em 1967 que a primeira cadeirinha foi comercializada para clientes.

Nesse caso, ela era feita pelo próprio banco do passageiro da frente do carro, que ficava virado para trás, se tornando uma cadeirinha de criança funcional.

Até então você poderia comprar esse modelo apenas pela Volvo, única revendedora do acessório.

1972: Cadeirinha aperfeiçoada com melhor apoio para pescoço

Na história da cadeirinhas, com o sucesso comercial que ela foi obtendo, a Volvo resolveu aperfeiçoar ainda mais o modelo, criando uma cadeirinha mais sofisticada.

Nesse modelo as crianças continuavam viradas em sentido contrário, pois proporcionava mais segurança, considerando que ia contra uma possível colisão frontal que viesse a acontecer.

1976: Cadeirinha banco elevatório

Um grande modelo que até uns anos atrás era muito procurado, era a famosa cadeirinha de banco elevatório que surgiu em 1976 como uma opção para trazer mais conforto e segurança, até mesmo para crianças maiores.

Desse modo, para você ter uma ideia, em Portugal até os dias atuais é obrigatório o uso do banco elevatório para crianças de até 135 cm altura ou 12 anos 

A princípio, os primeiros carros a vir com esse sistema foram os da Volvo, mas logo depois já esteve presente em muitos veículos, sendo vendido separadamente como um acessório.

1997: Surgimento do sistema ISOFIX

No ano de 1997, o Britax-Römer e o construtor de automóveis VW desenvolveram um sistema único e tecnológico de cadeirinhas, chamado ISOFIX.

ISOFIX veio como um meio para fixação de cadeirinhas, proporcionando mais segurança e padronizando o encaixe dos modelos do mercado, trazendo mais eficiência e garantia.

Nesse sistema você faz a ancoragem em pontos fixos no banco, que são universais, deixando a cadeira presa de forma firme, evitando o deslocamento do ombro, pescoço e coluna cervical da criança.

Por fim, hoje no Brasil os carros são obrigados a vir com o sistema ISOFIX para fixação, garantindo um deslocamento seguro e eficiente. Hoje é uma das mais usadas em todo o mundo.

2014: Cadeira insuflável

Em 2014, sendo a última atualização na história da cadeirinhas surge a cadeira insuflável, que tem como foco tornar o uso mais fácil e o deslocamento mais simples.

Isso porque, você pode transformá-la em um saco de apenas 5kg, e carregar facilmente por qualquer lugar.

Além disso, e uma das grandes vantagens se dá pelo fato dela ter um sistema de bomba que a monta sem esforço em apenas 40 segundos.

Por fim, veja a seguir um vídeo que mostra o funcionamento do modelo na prática:

2017: Primeira cadeirinha com airbag integrada do mundo

A empresa Maxi-Cosi inova o mercado de dispositivos de retenção para crianças. É criada a primeira cadeirinha com airbag integrado do mundo. O nome do modelo criado é o “AxissFix Air”.

A novidade inspirará a criação de avanços de tecnologias mais avançadas de proteção veicular para as crianças. Saiba mais!

2022: Dispositivo de retenção com airbag de corpo inteiro

A Cybex originária de Hong Kong criou uma cadeirinha com airbag de corpo inteiro.

O avanço tem melhorias se comparado ao modelo AxissFix Air, já que o airbag envolve o corpo todo. Saiba mais sobre a Anoris T i-Size!

Conclusão 

Como você pode ver, durante a história da cadeirinhas, o modelo veio a ter diversas mudanças e protótipos, esses que contribuíram para a forma como conhecemos hoje.

Dessa forma, hoje o modelo pode ser usado como um item de grande importância, inclusive, com uso obrigatório no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Crédito da imagem de capa: Vintag.es

Letícia Gonçalves Correia

Sou engenheira mecânica, mãe e dedico muitas horas estudando sobre tecnologias de segurança automotiva. Já trabalhei em fábricas de dispositivos de retenção de crianças, por isso me especializei profundamente no assunto. Hoje sou consultora técnica no blog e redatora profissional, escrevo em diversos blogs infantis.
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