Review

Melhores assentos de elevação

Para você que está procurando os melhores assentos de elevação de 2024 para garantir conforto e segurança para o seu pequeno, nós podemos te ajudar.

Estamos falando de um item hoje exigido por lei, se tornando indispensável para determinadas idades, trazendo uma maior segurança e firmeza da criança durante o percurso, seja ele na cidade ou na estrada.

Portanto, para garantir que você consiga realizar uma escolha consciente e eficiente, confira a seguir os melhores assentos de elevação de 2024 do Brasil.

Índice Mostrar

O que será analisado?

Nesse conteúdo faremos uma análise 100% imparcial, trazendo os considerados melhores dispositivos de retenção atualmente disponíveis no mercado Brasileiro, conforme avaliações dos próprios usuários dos produtos.

Os modelos escolhidos foram pensados nos quesitos qualidade, segurança e conforto de uso, para que você possa escolher aquela opção que mais se adeque a sua atual necessidade.

Confira os 7 melhores assentos de elevação (booster) do mercado brasileiro

Assento de elevação Protege da Burigotto

PrósContras
Melhor custo-benefícioO assento poderia ser mais estreito
Boa resistência 
Possui apoio de braços 
Produto leve 

Se destacando principalmente no quesito custo-benefício, o assento Protege da marca Burigotto, é hoje considerado um dos melhores assentos de elevação de 2024.

Começando pela sua estrutura, o modelo possui uma composição que mescla plástico, poliéster e metal, esses que juntos conseguem, conforme avaliações, passar uma boa sensação de resistência e qualidade na composição.

Além disso, um dos diferenciais desse modelo é a presença de apoio para os braços, esses que conseguem trazer um maior conforto principalmente em percursos mais longos.

Esse modelo também possui um suporte para diversos tipos de crianças, indicado hoje para aqueles dos grupos II e III – de 15 a 36kg.

O seu peso também foi muito bem avaliado pelos usuários, em que mesmo possuindo metal e outros elementos pesados na composição, consegue ser bastante leve, facilitando no transporte diário.

Uma das principais reclamações desse produto é o seu tamanho, ocupando em muitos casos mais de um local do banco traseiro, possuindo uma base um pouco larga.

Ou seja, em carros menores, boa parte do local acaba ficando inutilizado, dificultando o transporte de pessoas no banco.

Booster Teen da marca Cosco

PrósContras
Baixo custoPoderia ter mais conforto para a criança
Boa construção 
Tecido removível e lavável em máquina 
Apoiador de braços 

Considerado como uma das opções de menor custo, o modelo Booster Teen da marca Cosco é um grande destaque.

Primeiramente, começando pelo seu preço, o modelo possui um dos menores custos do mercado, sendo um dos assentos de elevação mais baratos.

O modelo possui uma construção considerada de alta resistência e ao mesmo tempo bastante leve, o que conforme usuários, se torna bastante prático para o dia a dia.

Além disso, nesse assento de elevação, você tem a possibilidade de fazer a remoção do tecido para limpeza sempre que necessário e de forma bastante simples.

O assento também já vem equipado com apoio de braços, tornando o uso diário ergonomicamente mais confortável.

Dentre as suas desvantagens, a falta de conforto é a mais comentada, sendo indicado como um produto de espuma fina e sendo bem pouca confortável.

Booster Trackfix com Isofix da marca Safety 1st

PrósContras
Tecido premium e removível (lavável em máquina)Preço um pouco elevado
Boa construçãoAssento poderia ser mais anatômico
Alto conforto 
Possui sistema ISOFIX 
Apoiador de braços 

Dentre os melhores assentos de elevação de 2024 do Brasil, o modelo da marca Safety 1st, Booster Trackfix é bastante procurado pelos usuários.

Começando pela sua construção, o modelo é feito em alumínio e tecido, trazendo uma composição premium e considerada de altíssima qualidade.

O modelo vem com um tecido de revestimento semelhante ao automotivo, o que conforme avaliações se torna bastante confortável.

Além disso, o modelo possui o sistema de segurança ISOFIX, acompanhado com suportes que possibilitam o uso do cinto de 3 pontos e abdominal, se destacando bastante no quesito segurança.

O seu tecido também é totalmente removível e um dos diferenciais é a possibilidade de lavar em máquina, sendo apropriado para isso.

O assento de elevação também possui apoio de braços, tornando a locomoção mais confortável no uso diário.

Dentre as desvantagens o seu preço é bastante comentado, sendo considerado um produto caro. Usuários também reclamaram do tamanho do assento, sendo citado como muito largo, o que em carros menores, acaba tomando bastante espaço do banco.

Assento de Elevação Protege com Encosto Reclinável da Burigotto

PrósContras
Possui encosto de cabeça com 3 opções de regulagem e reclinávelPreço um pouco elevado
Boa construção 
Confortável 
 Bom design 

Dentre os melhores assentos de elevação de 2024, o modelo protege reclinável 2 em 1 da marca Burigotto se destaca bastante nas avaliações dos usuários.

O modelo vem com um apoio de assento junto ao assento, com encosto de cabeça regulável em até 3 posições, trazendo mais firmeza e segurança no uso.

Esse modelo também possui uma boa construção, possuindo materiais como plástico, poliéster e metal, oferecendo uma boa resistência.

Além disso, o conforto é algo bastante elogiado nesse modelo, que conforme usuários, possui uma espuma bastante macia, o que passa bastante a sensação de ser bastante confortável para uso diário.

Esse assento de elevação também possui bastante versatilidade para maioria dos grupos de crianças, sendo indicado para os Grupos de massa 2 e 3 que abrange crianças de 15 a 36kg.

Por fim, uma das suas consideradas desvantagens é o preço, considerado bastante elevado por alguns usuários.

Cadeira de elevação Triton com Encosto da Tutti Baby

PrósContras
Possui encosto de cabeça com 5 opções de regulagemPoderia ser mais confortável
Boa resistência 
Porta acessórios na lateral 
Possui apoiador de braço 

Se destacando na versatilidade e conforto, a cadeirinha Triton hoje é muito bem avaliada e recomendada pelos usuários.

Primeiramente, um dos seus grandes diferenciais é o fato de ser um modelo 2 em 1, ou seja, se transformando em um assento de elevação com encosto de cabeça e costas, ficando semelhante a uma cadeirinha.

Inclusive, o seu apoio de cabeça ajustável em até 5 posições diferentes, com base na altura da criança.

Assim, acaba se tornando uma cadeira que vira assento, deixando-o a criança mais firme ao banco.

Além disso, o modelo também possui uma boa construção, essa que passa bastante a sensação de qualidade e resistência, possuindo uma composição que mescla plástico, poliéster e metal.

O modelo também vem com um porta acessório na lateral, ideal para colocar garrafinhas ou mamadeiras, e apoio de braço para uma condução mais confortável.

Dentre as suas reclamações, a falta de conforto é um dos pontos mais comentados, sendo um modelo que possui pouca espuma, se tornando duro e pouco recomendado para longas distâncias.

Assento de elevação (Booster) com isofit Strada da Fisher-Price

PrósContras
Equipado com ISOFITBase um pouco afastada do banco
Revestimento de alta qualidade 
Confortável 
Possui apoiador de braços 

Se destacando pelo revestimento de alta qualidade e acabamento, o assento para auto Booster Strada Fisher-Price é um dos grandes destaques.

Inicialmente, o modelo possui um revestimento completo tanto nas laterais como no assento de poliéster, com uma espuma espessa, o que conforme usuários, se torna bastante confortável.

Além disso, o modelo vem equipado com ISOFIT, sistema de segurança que deixa o acessório mais firme ao banco, comprovadamente sendo mais seguro em impactos e outros.

O modelo também possui braços laterais, proporcionando um melhor conforto durante conduções mais longas.

Uma das principais reclamações dos usuários é a sua base que além de ser um pouco grande, acaba ficando bastante afastada do encosto, o que torna a posição desconfortável.

Assento de elevação Triton da marca Tutti Baby

PrósContras
Bom custo-benefícioPouco conforto
Boa construção 
Possui porta acessório 
Possui apoiador de braços 

Entrando na lista dos acessórios custo-benefício, o modelo de assento Triton, da marca Tutti Baby é um grande destaque dentre os usuários.

Primeiramente, o modelo possui uma construção simples, mas que passa uma alta sensação de resistência conforme avaliação dos usuários, possuindo materiais como plástico, poliéster e metal na sua construção.

O seu preço baixo também chama bastante atenção de alguns usuários, considerando o modelo como uma boa opção custo-benefício.

Esse assento triton é indicado para crianças do grupo II e III, ou seja, de 15 a 36kg conforme a Norma Brasileira ABNT NBR 14400.

O modelo também possui um porta acessórios na lateral, permitindo o uso de garrafinhas ou mamadeiras.

Dentre as desvantagens, muitos citam a falta de conforto a mais frequente, devido possuir somente uma espuma fina, o que para longas distâncias se torna bastante desconfortável.

Como escolher o melhor assento de elevação? O que analisar?

Para garantir a escolha do melhor assento de elevação, você precisa ficar atento a alguns detalhes importantes e que fazem toda a diferença não só no conforto da criança, mas também na sua segurança e usabilidade.

Os principais pontos a serem avaliados são:

Grupo de Massa Ideal e Idade da Criança

O grupo de massa ideal e a idade da criança é um ponto de extrema importância na compra de um assento de elevação, pois só assim você vai garantir a escolha do acessório ideal e mais indicado para aquela criança.

Para assento de elevação, segundo a Resolução 277 do Contran, o grupo de massa ideal e idade da criança pode ser avaliado da seguinte forma:

• Grupo de massa 1 – de 9 kg a 18 kg | meninos: até 4 anos e 10 meses ou 1,09 m e meninas: até 4 anos e 11 meses ou 1,09 m

• Grupo de massa 2 – de 15 kg a 25 kg | meninos: até 7 anos e 10 meses ou 1,26 m e meninas: até 8 anos e 1 mês ou 1,27 m

• Grupo de massa 3 – de 22 kg a 36 kg | meninos: até 11 anos e 2 meses ou 1,44 m e meninas: até 10 anos e 9 meses ou 1,43 m

Possui ISOFIX?

Para você que não conhece, o sistema ISOFIX é um um dispositivo instalado na carroceria do veículo que permite a fixação do assento de elevação ou cadeirinha direto na lataria, deixando-a mais firme e segura principalmente em impactos.

Dessa forma, para garantir a melhor escolha, é ideal que você escolha um assento de elevação que possua esse sistema de segurança, garantindo um uso mais seguro para a criança.

Veja a seguir um vídeo mostrando na prática como funciona o sistema ISOFIX:

Possui braços laterais?

Os braços laterais se tornam excelentes opções para deixar a criança mais confortável, garantindo um melhor apoio no uso diário.

Além disso, com os braços laterais a criança consegue ficar ergonomicamente mais confortável, sendo um ponto importante para avaliar na escolha do melhor assento de elevação.

Tem tecido removível para melhor higienização?

No uso diário, é comum que o tecido do assento de elevação acabe sujando com facilidade, sendo essencial uma higienização frequente.

Nesse sentido, dentre os melhores assentos de elevação de 2024, opte por modelos que tenham tecido removível, pois isso possibilita uma melhor higienização, evitando a presença de fungos e bactérias.

Tem acessórios?

Acessórios como porta copos, nichos, reguladores de cinto e dentre outros podem fazer toda diferença, aumentando sua experiência e usabilidade.

Portanto, quanto mais acessórios tiverem o assento de elevação, maiores poderão ser as possibilidades no uso.

O que é um assento de elevação para criança?

O assento de elevação é um acessório indicado para crianças que serão transportadas em veículos, deixando-a sentada mais alta, fazendo com que o cinto de segurança de 3 pontos do carro passe nas partes do seu corpo como quadril, centro do peito e meio do ombro, conseguindo suportar assegurar o travamento do cinto em impactos ou freadas bruscas.

Segundo Resolução 177 do Contran, o assento de elevação deve ser usado por crianças de 4 a 7,5 anos, que não tenham atingido 1,45m e possuam peso entre 15 e 36kg.

Ou seja, o acessório é de uso obrigatório, onde o seu não uso pode levar a multa do tipo gravíssima no valor de R$ 293,47 e sete pontos adicionados à CNH do condutor.

Qual a diferença entre assento de elevação e booster?

No quesito função, ela se repete tanto para o assento de elevação, quanto para o booster. 

No entanto, o termo “booster” geralmente é dado para modelos que não possuem o encosto traseiro, fazendo com que a criança se acomode encostando no próprio banco do veículo.

Qual a diferença entre assento de elevação e cadeirinha?

O assento de elevação geralmente é composto por um banco simples, que tem como função deixar a criança mais alta no banco traseiro, diferente da cadeirinha que funciona realmente como um novo banco, onde a criança fica dentro usando o próprio cinto do acessório.

Geralmente, o assento de elevação é indicado para crianças de 4 a 7,5 anos, diferente da cadeirinha indicada para crianças de 1 a 4 anos.

Qual a melhor marca de assento de elevação?

Atualmente, a marca Burigotto é considerada como uma das melhores opções em assento de elevação para crianças de 2024.

Seguida dela, algumas outras marcas também possuem um forte destaque no mercado, como a Cosco, Fisher-Price, Safety 1st e Tutti Baby.

Qual o melhor assento de elevação referente ao seu custo-benefício?

O modelo de assento de elevação Protege da Burigotto é uma das melhores opções referente a custo-benefício, tendo o preço justo, sendo uma opção bastante buscada pelos usuários nesse quesito.

Perguntas frequentes

Qual o melhor assento de elevação com encosto e ISOFIX?

Atualmente, o considerado melhor assento de elevação, que acompanha o acessório de segurança ISOFIX é o Trackfix da marca Safety 1st.

Quando passar para o assento de elevação? Qual é a idade?

Conforme a Resolução 277 do Contran, o assento de elevação deve ser usado por crianças com idades de 4 a 7,5 anos e que não tenham atingido ainda a altura de 1,45m.

O que é o sistema Top Tether?

O sistema Top Tether é um mecanismo que reforça a segurança da cadeira baseado no ISOFIX, sendo um sistema de retenção com um terceiro ponto de fixação, impedindo que ela venha a inclinar em um possível impacto, deixando a criança firme e segura.

É permitido cinto abdominal?

Embora não exista uma lei que proíba, o mais apropriado é não usar o cinto abdominal. O sistema de segurança do cinto abdominal é frágil, promovendo pouca segurança, sendo mais recomendado o cinto de 3 pontos.

Qual a cadeirinha ideal para 8 anos?

O ideal é o assento de elevação com ou sem encosto, e que possua o selo de verificação do Inmetro. Recomenda-se também o uso do sistema Top Tether e ISOFIX para o aumento da segurança da criança durante o uso do equipamento.

Qual a regra para assento de elevação?

O assento de elevação deve ser colocado sempre no banco de trás, e deve estar instalado corretamente, sempre com o cinto de três pontos afivelado.

Normalmente, o assento de elevação é recomendado para crianças com 4 anos ou mais, contudo, isso pode variar de acordo com o peso e altura.

Quem pode usar assento de elevação?

O assento de elevação é indicado para crianças que já passaram da fase da cadeirinha, o público são crianças com idade igual ou superior a 4 anos e que não tenham atingido uma altura de 1,45m.

Pode usar assento com cinto de dois pontos?

Apesar de não haver nenhuma lei que proíba tal decisão, o cinto de dois pontos não promove segurança o suficiente para uma criança. Portanto, o ideal é utilizar o cinto de três pontos em conjunto com sistemas como ISOFIX e Top Tether.

Qual a cadeirinha correta para 5 anos?

Para uma criança de 5 anos, é indicado o uso do assento de elevação, acessório esse apropriado para idades de 4 a 7,5 anos, e que não tenham atingido 1,45m de altura.

O que é cinto 5 pontos?

Um cinto de 5 pontos é um sistema de segurança que contribui para a proteção da criança enquanto está na cadeirinha. Ele é composto por dois cintos que se unem no peito da criança e outros dois que se unem na altura dos quadris, promovendo mais segurança para a criança.

Qual tipo de cadeirinha para 4 anos?

Para uma criança de 4 anos, recomenda-se o assento de elevação, acessório de retenção indicado até os 7,5 anos.

Quais tipos de Assento de Elevação existem? Com ou sem Encosto?

Inicialmente, existem 2 tipos de assento de elevação, com e sem encosto. Entretanto, boa parte das pesquisas apontam que a opção com encosto, oferece uma maior firmeza e proteção à criança durante o uso.

O que é Isofix para assento de elevação?

O Isofix é uma barra de ferro localizada entre o encosto e o assento que pode ser usada para fixar o assento de elevação e cadeirinha de forma mais segura em veículos equipados com o sistema.

Uber e 99 são obrigados a ter assento de elevação?

Segundo a lei vigente, a “lei da cadeirinha”, os motoristas de aplicativos, motoristas de táxis, de transporte escolar não são obrigados a terem dispositivos de retenção. Isso envolve toda a gama de dispositivos (cadeirinhas, bebê conforto e assentos de elevação “booster”). O uso dos dispositivos de retenção é desobrigado também em carros alugados.

Entretanto, o mais recomendado é que os passageiros tenham o seu próprio assento de elevação, até mesmo por quesito de higiene e praticidade.

Caso não possua, visando a segurança dos pequenos, recomenda-se que o passageiro pergunte ao motorista se ele possui o acessório antes de realizar a corrida, evitando transtornos.

Conclusão

Escolher os melhores assentos de elevação de 2024 vai garantir que você consiga realizar uma escolha segura e eficiente.

Portanto, opte por aquela opção que melhor se adapte com a sua necessidade atual, e garanta o transporte seguro de crianças no seu veículo, mas não abra mão da qualidade.

Política de Transparência: Fazemos nossas análises de forma independente.
Somos um Associado Amazon. Quando você efetua uma compra através de nossos links, podemos ganhar uma comissão sem nenhum custo adicional para você.

Renan Santos Alves

Sou engenheiro de segurança do trabalho e redator profissional em diversos portais. Como minha profissão é garantir a segurança das pessoas ao meu redor, fui convidado a participar do blog. Estudei muito sobre cadeirinhas de bebê para carros, virei um especialista no assunto. Minha missão é garantir as melhores análises.
Botão Voltar ao topo