Importância do uso da cadeirinha
Para que consigamos entender a importância de usar cadeirinhas, precisamos entender primeiramente o que acontece em um acidente de carro, quando ocorre uma colisão.
Em caso de acidente
Quando há uma batida, os ocupantes do carro sem cinto de segurança ou sem o dispositivo de retenção infantil continuarão se movendo no carro na mesma velocidade do veículo antes do impacto, e como consequência, esses passageiros serão lançados para a frente, em direção ao para-brisa ou aos bancos dianteiros.
Leis da física
Engana-se quem pensa que é possível segurar e proteger os pequenos no colo. Basta consultar a ciência, fazendo uma conta rápida, usando um calculo de física básica: o peso corporal é multiplicado pela velocidade em que viajamos. Isso quer dizer que:
- Uma criança de 5kg, em uma colisão a 40 km/h, aplica uma força de 200 kg contra os braços que a segura;
- Um adulto de 60kg, em uma colisão a 40 km/h, aplica uma força de 2.4 toneladas sobre o que estiver na frente;
Quanto maior é a velocidade em que ocorre o acidente, maior é a força aplicada, potencializando os ferimentos aos passageiros.
Segurar o bebê no colo, dirigindo o carro em baixa velocidade
Mesmo trafegando em baixa velocidade, é de extremo perigo carregar crianças no colo, pois é comprovadamente impossível segurar elas nos braços em caso de colisão, basta analisar os dados acima.
Bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, quando usados da maneira correta, impedem que a criança não seja jogada para frente e, desta maneira, desempenham um papel fundamental na redução da gravidade dos ferimentos e aumentam substancialmente as chances de sobrevivência em caso de acidente de trânsito.
Dados sobre a proteção dos dispositivos de retenção
Os dispositivos de retenção oferecem benefícios comprovados no salvamento de vidas de crianças no trânsito e redução significativa de lesões para passageiros dos grupos de massa de 0 a 36kg.
Segundo a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics), as cadeirinhas reduzem o risco de morte em crianças de 71% a 82%. O estudo também aponta que o uso do dispositivo de retenção infantil (cadeirinha) reduz o risco de morte em 28%, quando comparado com crianças de idades semelhantes que usaram apenas o cinto de segurança.
Conclusão
Por essas razões, o uso da cadeirinha é tão importante. Por mais forte que um pai ou mãe seja, é praticamente impossível conseguir segurar um bebê em caso de colisão, mesmo em baixa velocidade. O dispositivo de retenção infantil é a única forma de proteger os pequenos em caso de acidentes de trânsito, por isso seu uso é obrigatório. Ele salva e protege a vida das crianças!